quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Carta do Centro Acadêmico da PUC/SP aos alunos da Cásper

Colegas da Cásper Líbero, devido a situação emergencial em que a PUC-SP se encontra, o Centro Acadêmico Benevides Paixão –Artes do Corpo, Jornalismo e Multimeios- propõe a unificação de forças para a reação contra a crise que assola a PUC-SP e as demais universidades do país. Para tanto, enviamos este informe e convocamos todos para esta luta.

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo enfrenta o pior momento de uma antiga crise financeiro-administrativa. A total entrega da universidade aos bancos e à Igreja, consentida pela reitoria, compromete seriamente uma instituição conhecida por sua autonomia, história de lutas e qualidade acadêmica. Entre cortes e intervenções quem paga caro são professores, funcionários e estudantes da PUC-SP.

Gerada por administrações corruptas e incompetentes, a dívida de patamar astronômico está nas mãos dos bancos Bradesco e Real e do avalista D. Claudio Hummes. Sob o pretexto de que as medidas para revertê-la não estavam sendo suficientemente aplicadas pela reitoria, a Fundação São Paulo nomeou dois interventores para administrarem a Universidade juntamente com a reitora Maura Véras. A política de "controle de gastos" tornou-se ainda mais agressiva . Do fim de 2005 à última sexta feira, foram demitidos mais de 472 professores e 413 funcionários. Muitos dedicaram mais de 30 anos à PUC-SP e foram dispensados por critérios espúrios.

Aos estudantes o desrespeito não é menor. As mensalidades, que são em média R$1000.00, são revertidas diretamente ao pagamento da dívida e não à manutenção (muito menos à melhoria) da universidade. O número de bolsas foi drasticamente reduzido. Além disso, a demissão de professores compromete a qualidade e andamento dos cursos.

A reação, entretanto, já começou. Assembléias de professores, funcionários e estudantes estão sendo realizadas e já apresentaram resoluções como indicativo de greve, a não assinatura das demissões, professores não darão as aulas de seus colegas demitidos, protestos, atos e boicote à essa administração que não visa outra coisa senão a mercantilização da PUC-SP.

A todos da Faculdade Cásper Líbero, que também atravessaram recente crise, pedimos o apoio em futuras manifestações. Não se trata somente de uma luta pela PUC-SP, mas também pela qualidade e democratização de todo o ensino superior brasileiro. Faculdades não podem ser meras emissoras de diplomas e joguete de interesses econômicos.

C.A Benevides Paixão - PUC-SP

(Contato com o C.A. da PUC: cabenevidespaixao@yahoo.com.br /
Apoio da Chapa CABIMENTO, da Cásper: http://cabimento.blogspot.com )

Grupo de emails

Já foi criado o grupo de emails da CABIMENTO. O email para entrar no grupo é cabimento-subscribe@yahoogrupos.com.br . Seria bom que todos interessados em participar se cadastrassem, e se mantivessem atentos às discussões que pretendemos colocar lá. Já estão adicionados na seção Arquivos os indispensáveis testamento do Cásper Líbero e Regimento Interno da faculdade.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Por que criar uma chapa

Bom, não sei se alguém vai entrar nesse blog antes da reunião, mas acredito que se alguém o fizer vai se perguntar do porquê de estarmos formando uma chapa. Escrevo por mim, mas acredito que posso falar sem problemas também em nome do Dione, da Monique, do Ravi e do Fred, os outros “fundadores” da CABIMENTO. Primeiro, quero deixar bem claro que nossa oposição à atual gestão da MEU Chapa não é de maneira alguma pessoal, todos os membros dela sempre foram muito legais com a gente e são, sem dúvida, pessoas bem intencionadas. Nossas desavenças são, portanto, políticas? Sim e não. São políticas exatamente por acreditarmos que a atual gestão NÃO tem política alguma.

Ano passado não vimos ação efetiva do CA em muitos momentos em que ele se faria importante. A MEU Chapa não procurou estabelecer nenhuma espécie de discussão em torno da escolha do modelo de TV Digital a ser adotado nos próximos anos; a MEU Chapa não promoveu nenhuma espécie de atividade cultural, exceção feita ao Dia do Escambo e a uma edição do natimorto CineCásper; a MEU Chapa não prestou qualquer tipo de solidariedade à greve de alunos da USP, nem à luta contra o veto de Geraldo Alckmin às verbas para educação; a MEU Chapa não se envolveu em nenhuma ação efetiva para estreitar laços com outras faculdades particulares, e não está apoiando os alunos da PUC nesses momentos de crise em que eles se encontram; a MEU Chapa jamais se posicionou em relação à censura aos blogs nas redações, nem jamais tentou uma campanha pelo software livre na Cásper; a MEU Chapa não tentou viabilizar formas de arrecadação que pudessem sustentar projetos minimamente mais ambiciosos, como um jornal que fizesse frente aos pelegos Imprensa e Esquinas.

Esses motivos, aliados a uma clara falta de dedicação de grande parte dos membros da atual gestão e a uma nada saudável centralização de poder e de informações na figura do “líder” Caio, nos fizeram decidir não por uma aliança com a MEU Chapa, o que seria o caminho mais fácil, mas sim por uma candidatura própria, o que acreditamos será muito bom para que se estabeleça uma maior politização interna, com estabelecimento bem definido entre situação e oposição.

Não estamos negando que a atual gestão teve coisas boas, como os debates quando dos trinta anos da morte de Vladimir Herzog, ou o êxito na maior participação dos alunos de Turismo no CAVH, mas acreditamos que isso é muito pouco para um ano inteiro de gestão. Queremos uma chapa mais combativa aos desmandos e aos requintes ditatoriais da nossa direção, uma chapa que não recue às posições previamente combinadas ao menor percalço, uma chapa cujos membros não joguem macarrão na cabeça dos bixos na hora do trote enquanto incontáveis pessoas passam fome debaixo do nosso nariz, uma chapa onde não só um membro detenha as informações (vimos o que acontece quando ele não pode estar presente, como ocorreu na reunião final das mensalidades). Contamos com a ajuda de todos para, se não conseguir com que tudo na Cásper faça sentido, pelo menos tentar fazer com que as coisas tenham um pouco mais de CABIMENTO...

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Reunião - FORMAÇÃO DE CHAPA

Quarta-feira (22/02) a chapa CABIMENTO será oficialmente lançada em uma reunião entre membros e alunos interessados para definirmos o que é relevante ser defendido pelo Movimento Estudantil Casperiano.

A reunião será um espaço democrático onde todos poderão dar suas opiniões do que deve ou não ser defendido pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog neste ano de 2006. É importante que participem da reunião veteranos e calouros de todos os cursos, pois não queremos excluir nenhum grupo, para que ninguém se sinta prejudicado. Sendo assim, todos serão bem-vindos!

Local: Sala 01, 5º andar.
Data: 22/02
Horário: 12h00 e 18h30