terça-feira, outubro 03, 2006

nessa eleição aluno não vota

Não sei se vocês tão sabendo mas dia 17 de outubro vão rolar eleições pra Diretoria da Cásper. Mas não precisam se chocar com a ausência de projetos ou de discussão de idéias por parte da atual diretora e única candidata Tereza Vitali, uma vez que vocês - alunos - não participarão dessa eleição.

A eleição se dá no âmbito da Congregação, composto por cento e tantos professores e apenas três alunos. Mas esta composição desigual não é lá tão decisiva, já que todos esses escolhem não um mas TRÊS candidatos, a famigerada lista tríplice, e quem decide mesmo qual dos três será empossado é a Fundação. O bizarro é porque eles não escolhem logo qual querem, sem precisar dessa farsa ridícula a cada quatro anos.

Por isso a nós alunos cabe em primeiro lugar protestar. Em segundo lugar lutar pra que essa situação mude, através da reforma do regimento, que se inicia no fim de outubro. É o regimento que estabelece as regras das "eleições", e ele será reformado pelo CTA, outra instância ridicula em que os alunos tem um voto contra 12. Exatamente por isso, pelo poder ínfimo desse voto, é que precisamos nos mobilizar, reclamar, fazer barulho - nos fazer ouvir. Só assim poderemos conseguir que algo mude a partir da reforma. Se ninguém aparecer na porta da reunião, se ninguem protestar durante as eleições, aí sim é que eles montam mesmo na gente, mais ainda.

É muito comum reclamarmos e nos indignarmos - com razão - frente às atitudes dos políticos no Congresso e nas Câmaras que deveriam nos representar. Mas é também contestando as estruturas menores de poder que podemos exercer uma democracia que na prática parece existir cada vez menos. Que moral teremos pra cobrar a atuação dos nossos políticos se nos calarmos frente a uma demonstração tão explícita de autoritarismo e desprezo pelos princípios básicos da democracia como acontece no caso das "eleições" da Cásper?

Por isso, o Centro Acadêmico Vladimir Herzog convida vocês a comparecerem às reuniões dessa quinta feira, às 11:30 e 20:40, em nossa sala do 6º andar, para que decidamos a melhor maneira de nos fazer ouvir nesse momento.