terça-feira, junho 06, 2006

EPECOM

Encontro estudantil em Bauru discute papéis da universidade

por PAULO MARCAIOLI , 3 JoA

O EPECOM, Encontro Paulista de Estudantes de Comunicação, é um fórum de discussões de âmbito regional sobre o chamado Movimento Estudantil de Comunicação (MeCom). O evento é aberto a todos os estudantes da área e é articulado pela ENECOS (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação).
Este ano o encontro foi realizado em Bauru, e contou com a participação de cerca de 100 estudantes, da PUC-SP, USP, Cásper Líbero, UNESP-Bauru, USC- Bauru e COC-Riberão Preto.

Sob o tema “Educação”, os estudantes se organizaram em Grupos de Discussão (GD’s) e painéis para discutir pontos como concepções de movimento, papéis da universidade e qualidade de formação. No último dia, todas as propostas recolhidas são sistematizadas numa plenária, que define as ações dos estudantes ao longo do ano. Para os próximos meses, foram marcados atos públicos sobre TV digital, lançamento da campanha de Boicote ao ENADE, campanha de criação de CA’S e DA’S, participação ativa durante a “Semana pela Democratização da Comunicação” e criação de um Coletivo Estadual da ENECOS, sub-dividido em núcleos regionais.

O encontro teve início no sábado de manhã, com uma pequena apresentação da Executiva, das bandeiras do MeCom e dos posicionamentos políticos gerais definidos no Congresso Nacional da ENECOS, o COBRECOS. As lutas travadas pelos estudantes vão da democratização da comunicação ao combate às opressões de gênero e raça, passando pela defesa de educação superior pública e laica, em resposta à hegemonia dos chamados “Tubarões de Ensino”, ou seja, as grandes empresas- universidades que não cumprem qualquer função social e atuam apenas como prestadoras de serviços.

Após a abertura, um painel sobre papeis da universidade discutiu a obrigatoriedade de diploma para jornalistas, reforma universitária e os papéis sociais que a universidade deve(ria) cumprir. Foi o espaço mais polêmico, com concepções de universidade ora voltadas para a reprodução das demandas de mercado, ora para a reivindicação da universidade como um espaço de produção e extensão de conhecimento, a partir de um ensino crítico com o qual o estudante passa a ser um agente de transformação da realidade. O consenso ficou na segunda
opção.

Durante a tarde, os estudantes se dividiram em GD’s e trocaram idéias sobre pautas relacionadas ao painel. A idéia é se reunir em grupos menores e tomar providências a partir das inquietações causadas pelo debate. Uma reunião posterior dividiu os alunos por região e deliberou sobre as intervenções mais locais. Destaque para a proposta de organizar oficinas e debates sobre TV Digital nas escolas de Ensino Médio, proposta do Coletivo-Bauru.

A plenária final foi o último (e mais longo) espaço. Depois de tanta discussão, os relatores dos GD’s leram as propostas, que foram ora votadas ora aclamadas. No site da ENECOS pode-se checar os indicativos políticos e as atividades programadas pela executiva em âmbito nacional: www.enecos.org.br